Pesquisa blog

sábado, 2 de outubro de 2010

VOLUNTÁRIOS RETIRAM 583 QUILOS DE LIXO DA LAGOA DA PAMPULHA




19/09/2010


Belo Horizonte participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que tem adesão de 120 países



        EUGENIO MORAES - FOTO


Voluntários ajudam na limpeza da Lagoa da Pampulha
Fernando Zuba - repórter

No Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias , 18/09 , voluntários se uniram em Belo Horizonte para limpara a Lagoa da Pampulha.A ação aconteceu em várias cidades do Brasil e do mundo. que tem a adesão de 120 países. A limpeza da Lagoa da Pampulha envolveu um mutirão de voluntários, com a retirada de 583 quilos de lixo. De garrafas de plástico e de vidro, passando por pneus e peças automotivas, até monitores de computador e manequins expositores foram coletados. Cerca de 1.200 voluntários, entre estudantes, professores e representes de empresas públicas e privadas, participaram da ação e de atividades voltadas à educação ambiental e mobilização social.

Segundo coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignan, a ação tem como objetivo principal despoluir e revitalizar a lagoa. “É preciso mobilizar a sociedade e o poder público para o problema do acúmulo de resíduos no manancial”, destacou o coordenador, ressaltando que todos podem e devem colaborar para que a meta proposta para 2014, que é pescar, nadar e navegar na Pampulha, seja alcançada o mais rápido possível.

Para Polignan, a situação atual da bacia da Pampulha é crítica. “A lagoa foi construída para represar 14 mil metros cúbicos de água. No entanto, essa capacidade foi reduzida em 50%”, revelou. Além disso, completou o coordenador, é preciso tratar os esgotos que deságuam na lagoa,proteger as nascentes e retirar diariamente o lixo do local. Caso contrário, o manancial da Pampulha pode não resistir.

O estudante Natanael Alves de Oliveira, 12 anos, confessou estar indignado com a situação da Pampulha. “A cor e o cheiro da água chegam a impressionar, sem falar da quantidade de sujeira”, disse.

Também o estudante João Pedro Faria, 13 anos, estava impressionado com tamanha poluição. “Sabia que o local estava sujo, mas não imaginava que seria dessa maneira”, contou o voluntário, que aproveitou o momento para fazer um apelo à sociedade. “A gente tem oportunidade de fazer essa limpeza uma vez por ano. Já as pessoas que moram em torno da lagoa deveriam proteger todos os dias esse lugar, que é muito lindo”, ressaltou.

Ao todo, foram nove pontos de coleta, entre eles a enseada do Zoológico, a foz do córrego Olhos D’Água e o Parque Confisco. Os materiais recolhidos foram doados à Associação de Trabalhadores em Materiais Recicláveis da Pampulha (Astermap). Desde 1988, o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias acontece simultaneamente em várias partes do mundo.
Fonte: Jornal Hoje Em Dia - 19/09/2010