Pesquisa blog

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DO PRIMEIRO GOLE AO PRIMEIRO PORRE

Existe uma idade certa para a primeira taça de vinho?


Foto: Getty Images


Luciano Suassuna, iG São Paulo
23/11/2010

Curiosidade da criança sobre a bebida é natural

Chegam as festas do final de ano, você abre uma garrafa de vinho para acompanhar o jantar de Natal e vem a inevitável pergunta do filho:

- Pai, posso provar só um pouquinho?

É a velha manifestação da curiosidade infantil, semelhante àquele pedido para acompanhar os pais numa noite de sábado com os amigos ou na ida a uma peça de teatro. Não, seu filho ainda não tem idade para isso e dessa vez ele vai passar o Natal sem saciar a curiosidade. Mas até quando?

Se for pelos médicos, a resposta certa é: aos 23 anos. Essa é a idade em que o cérebro está maduro para tolerar uma dose moderada de álcool, como mostra a reportagem de Fernanda Aranda). Se for pelos legisladores brasileiros, ele fará isso aos 18 anos, quando estará legalmente habilitado a comprar o que a mesada permitir e você não terá meios de proibi-lo. E, se for pelos advogados, o mais prudente seria depois dos 21 anos. Nessa hora, ele será inteiramente responsável por seus atos e, se exagerar na dose, a encrenca legal decorrente do abuso é toda dele.

Ou seja, dentro de mais alguns anos seu filho estará financeira, legal ou medicamente autorizado a matar aquela curiosidade, que já não será mais infantil. Então a questão paterna passa a ser outra: como prepará-lo para esse momento?