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sexta-feira, 17 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO

(Online - setembro / 2009)
Cresce o hábito da leitura entre crianças e adolescentes do país


Dos 95,6 milhões de entrevistados pelo Instituto Pró-Livro, 55% estão lendo um livro ou leram um nos últimos três meses

FREDERICO HAIKAL

Responda rápido: qual foi o último livro que você leu de cabo a rabo? Quem era o autor, qual o estilo? Se as respostas forem a Bíblia, Monteiro Lobato, Paulo Coelho, Jorge Amado ou Machado de Assis, e títulos de ficção, parabéns! Você faz parte da maioria dos brasileiros. Isso, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2007 e divulgada EM 2008 pelo Instituto Pró-Livro, em parceria com o IBGE. O estudo aponta que cresceu o número de brasileiros leitores. Das 95,6 milhões de pessoas pesquisadas - moradores de cidades acima de 30 mil e com mais de 5 anos -, 55% estão lendo um livro, ou leram um nos últimos três meses. Aponta também que os "culpados" por esse crescimento são crianças e jovens. Trinta e nove por cento dos leitores declarados têm idades entre 5 e 17 anos. Outras constatações curiosas do estudo são que as escolas têm papel fundamental na formação do leitor de livros, indicando literatura e os próprios livros didáticos. Mas que é em casa que se adquire o hábito de lidar com jornais, revistas e textos em outros suportes - como os de internet - em especial com as mães. Setenta e três por cento dos entrevistados entre cinco e 10 anos afirmam que começaram a ler depois de estimulados pela mãe. De acordo com a presidente da Primavera Editorial e membro do Instituto Pró-Livro, Lourdes Magalhães, os dados apontam que o brasileiro está definitivamente incorporando o hábito da leitura. "Se compararmos o número de leitores detectados em 2000 e em 2007, temos um aumento significativo. Isso tem a ver com a universalização da educação, mas também com um avanço do país, que oferece uma diversidade muito grande de títulos, sejam os gibis, as revistas especializadas, a internet", destaca. Segundo ela, as crianças e jovens de hoje conseguem lidar com vários estímulos ao mesmo tempo, o que por um lado diminui o tempo exclusivo para a leitura, mas, por outro, acaba incentivando a procura por informações em diferentes suportes. Segundo o estudo, 14% das crianças de até dez anos afirmam gostar de ler enquanto assistem à TV."A criança de hoje lê o livro didático com o computador em três sites ao mesmo tempo e a televisão, mudando de canal o tempo todo. É a natureza do pequeno. E se ele tem uma dúvida no video game, vai atrás da revista especializada, busca na internet. Navegando pelos sites, chega a um gibi ou a um livro. É uma rotina mais ativa, em que os meninos são mais agentes da formação de seu conhecimento, mas eles estão lendo mais", avalia.

Importância da influência dos pais

O jovem é exemplo de outro aspecto do estudo, que revela que 51% dos leitores assumidos ganharam um livro de presente em algum momento da infância ou da adolescência. Outro fator de formação do leitor é o hábito dos pais lerem histórias para os filhos. Apesar de comemorar os dados da pesquisa, o Instituto Pró-Livro aponta que a falta de intimidade com os livros ainda é fruto da ausência de contato físico com os volumes. Os dados mostram que apenas 1% da população tem a posse de 19% de todos os livros do país; 10% têm 49% dos livros, e o restante está nas mãos de 20%. Da população brasileira, 8% não tem um livro sequer em casa, e 4%, apenas um, em geral, a "Bíblia".

( Jornal Hoje em Dia - Online / setembro de 2009)