(Grazielle Santos)
Durante minha trajetória na rede estadual de ensino tenho percebido uma inerente dificuldade das instituições educacionais como um todo, em se tratando de como lidar com os alunos de “inclusão”, assim denominados. Trabalhei em escolas que atendiam alunos com autismo, síndrome de down, surdos, mudos, e graves problemas psicológicos. Alunos esses, enturmados normalmente, sem se quer receberem um atendimento especializado uma vez que os professores de escolas regulares não são capacitados para lidar com uma situação assim tão delicada, os quais se quer recebem alguma orientação para trabalhar com esses alunos que se vêem obrigados a se adaptarem a salas superlotadas e heterogêneas, impossibilitando ao professor qualquer tentativa de trabalho individualizado rumo à inclusão social.
Os argumentos dos defensores desta causa é de que não podemos discriminar tais alunos, encaminhando-os a salas ou escolas especiais, sendo que perderiam a oportunidade de socialização, vindo a afetar o seu processo cognitivo. O que eu, conjuntamente com muitos professores observo é que da forma como se dá essa "inclusão", os alunos, além de pouco evoluírem no processo de socialização acabam por perderem muito em seu desenvolvimento cognitivo, conforme as situações relatadas. Cada problema requer abordagens pedagógicas distintas. Um adolescente com síndrome de down é completamente diferente de um com autismo. Muitos deles poderiam desenvolver- se muito mais, se tivessem um acompanhamento mais próximo, com pessoas qualificadas e o espaço físico da escola com arquitetura e equipamentos mais adequados.
Nesta ocasião, me pergunto se isso seria uma forma de inclusão. Que inclusão é essa que mais segrega e oferece péssimas condições de aprendizagem a esses discentes? Creio que isso é mascarar a verdadeira situação dos alunos de inclusão, impondo-lhes mais uma exclusão propriamente dita do que o real processo de inclusão.
(Grazielle Santos - E.E.Três Poderes – Belo Horizonte-MG.)
Jornal Hoje em Dia - 17/11/2009
Jornal Estado de Minas - 17/11/2009
Jornal Hoje O Tempo Dia - 17/11/2009