As escolas públicas estaduais de Belo Horizonte ainda registram um rombo no quadro de profissionais de milhares de vagas, a dois dias úteis para o início do ano letivo, na quinta-feira (11). A Secretaria de Estado da Educação reafirma que a data do início das aulas está mantida e que os alunos não terão prejuízo algum com o processo de preenchimento de cargos deixados por ex-efetivados pela Lei 100.

Levantamento do Hoje em Dia no site criado pelo governo para divulgar os editais revela que ainda estavam disponibilizadas 3.457 vagas em instituições de ensino da capital mineira. A pesquisa foi feita às 16h desta quarta-feira (3).

As ofertas contemplavam todos os cargos, sendo que o maior número de vagas era para o professor de educação básica, com 2,5 mil postos livres.  Em seguida, com 652 vagas, aparecia auxiliar de serviços de educação básica, composto em sua maioria por ajudante de serviço geral.

Aumento de vagas

Por volta das 22h de terça-feira, a reportagem fez um levantamento de quantos cargos estava m sendo ofertados em Belo Horizonte, para a segunda chamada, etapa cujo objetivo é preencher as vagas remanescentes do primeiro mutirão feito pelo governo. Naquele momento, estavam disponíveis3.194 postos. Já na pesquisa feita às 16h desta quarta, o número subiu para 3,4 mil. Quando considerada apenas a Regional C, por exemplo, as vagas para professor de educação básica saltaram de 533, na terça-feira à noite, para 1,2 mil no fim da tarde de ontem. O site é usado por quem deseja ocupar esses postos de trabalho, portanto, a mudança na informação tem atrapalhado os interessados.

“Na primeira chamada, o quadro de vagas em algumas escolas estava em branco e depois foram aparecendo algumas ofertas nessas instituições. Está ocorrendo a mesma situação agora”, relata Jacyara Martins, candidata à designação. “Se o ano letivo começar sem profissional, será por falta de divulgação de edital”, completa.

A secretaria de Educação não respondeu aos questionamentos sobre os problemas relacionados ao site de divulgação de vagas até o fechamento desta edição.