A pessoa que pretende assumir a gestão de uma escola deve apresentar algumas características que podem influenciar diretamente na forma como irá conduzir a sua gestão. A comunicação, a transparência, o respeito e a humildade são palavras- chave de uma boa gestão. É importante que o diretor escolar tenha pré disposição para o trabalho coletivo, saiba trabalhar em equipe, dividir responsabilidades e ser capaz de mediar conflitos e oposições, propiciando ao ambiente escolar uma gestão democrática e participativa.Os problemas sempre irão existir e caberá a ele procurar resolvê-los de forma definitiva , não tomando medidas paliativas que somente os acobertem naquele momento permitindo que mais tarde esses mesmos problemas se repitam.
O gestor necessita saber que nem sempre está certo em suas decisões. Não deve agir por impulso para não se contradizer entre aquilo que diz e aquilo que faz.A falta de transparência e coerência em suas ações motivarão cobranças, o que poderá gerar dúvidas sobre sua gestão causando um clima de desconfiança entre as pessoas. Diante de uma atitude impensada no intuito de prejudicar o outro apenas para provar sua autoridade -muitos dos quais se utilizam de tais argumentos até mesmo como recursos para esconder sua insegurança e despreparo administrativo visando tirar de cena aquele que julga ser um empecilho em seu caminho-, uma vez advertido sobre seu ato, se se autoavaliar e souber ouvir aqueles que o cercam terá maior discernimento sobre suas deficiências podendo assim refletir em que aspectos precisa melhorar. Reconhecer um erro e buscar corrigi-lo é sinal de humildade, o que lhe possibilitará uma grande oportunidade de medir seus erros e acertos visando repará-los a tempo antes que seja tarde demais, antes que perca sua credibilidade perante o grupo, o que em muito poderá vir a comprometer todo o seu trabalho e o trabalho da sua equipe . O diretor precisa conduzir suas atribuições sempre respeitando os princípios éticos, com imparcialidade e isenção, contudo sem ser ausente e distante dos acontecimentos. É papel do diretor ter liderança democrática e capacidade de mediação devendo o mesmo ser uma pessoa disposta a incentivar as ações positivas do seu estabelecimento, sempre que possível, encabeçando essas iniciativas ou à frente delas junto às pessoas que as iniciaram. O diretor é responsável por criar um ambiente de trabalho onde haja respeito e confiança entre os membros da equipe escolar assegurando condições para o alcance dos objetivos, dando total apoio às pessoas que trabalham consigo lembrando-se sempre de que um bom relacionamento é a base de uma boa gestão. É papel de todo diretor ter sempre em mente que sua gestão é por tempo limitado e se hoje está diretor, tal fato não o isenta de continuar sendo professor necessitando um dia voltar a conviver de igual para igual com o grupo que, sabendo respeitá-lo enquanto diretor, será recepcionado com o mesmo respeito quando novamente necessitar dividir a antiga sala conjuntamente com os professores.
(Fonte:http://rosangelaeducacaoparaofuturo - Foto)
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