Pesquisa blog

sábado, 23 de outubro de 2010

QUE É O PROERD?

PROGRAMA DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA (PROERD)


Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escolas, Pais e Polícia Militar. O PROERD é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).

Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais PROERD.

Objetivos do Programa

Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas. O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima , empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos. O desenvolvimento do conteúdo do PROERD pode ser incorporado de forma interdisciplinar no currículo escolar dentro das disciplinas relativas a saúde, ciências, história , literatura e outras. O professor deve manter um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula.

Atividades com pais ou responsáveis

Uma parte importante do programa é envolver os pais ou responsáveis nas atividades, sendo que, na primeira lição, é encaminhada mensagem por intermédio do aluno para que estes tomem conhecimento do programa em que seu filho participará e das reuniões programadas, durante os trabalhos, com eles.

O Programa proporciona informações sobre comunicação com os filhos, construção da autoestima, fatores de risco associados aos jovens, noções básicas sobre uso de drogas e estágios da dependência dos adolescentes, fatores protetores e fontes de pressão, resolução de conflitos e a violência.

Currículo para pais

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD – é a versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education –, surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992 e atualmente conta com 03 cursos: Proerd para 4ª série do Ensino Fundamental, Proerd para 6a série do Ensino Fundamental e Curso Proerd para Pais.

O Proerd consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência.

Metodologia de sala de aula



O conteúdo curricular deste programa consiste de cinco lições que se concentram em fornecer aos pais informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação de drogas, violência e aptidões de como orientar. Durante as cinco lições, os pais aprenderão maneiras por meio das quais poderão criar um ambiente positivo, que beneficiará a boa saúde e o bem-estar de seus filhos.

As aulas são ministradas por um Policial fardado com o apoio didático de um livro, com a apresentação de vídeos temáticos divididos em capítulos para que os pais façam análise critica das situações apresentadas, permitindo uma relação com os fatos do cotidiano social, relatos, trabalhos em grupo socializado e individualizado com dinâmicas e encenações teatrais.

O Proerd PAIS é aplicado pela Brigada Militar como uma atividade educacional preventiva, que busca ajudar a família a ter noções básicas sobre o uso indevido de drogas por crianças e adolescentes, a desenvolver e aplicar os fatores de proteção, bem como a resolução de conflitos nas situações de violência. O programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade íntegra, mais saudável, feliz e principalmente mais segura.