O conjunto ficará em exposição até o dia 6 de janeiro de 2011
Da Redação - 10/12/2010 -
Suziane Fonseca/divulgação fzb-bh
Peças foram confeccionadas com técnica milenar de jardinagem
Vinte e oito peças, entre personagens de presépio e animais típicos de cinco continentes, como elefante, onça e camelo, estão expostas ao ar livre para visitação na Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. O Presépio Ecológico, como é chamado, foi feito em tamanho natural, com armação metálica e cobertura de hera. O conjunto ficará em exposição até o dia 6 de janeiro de 2011.
Como não é possível tocar ou chegar perto dos animais do Zoológico, esta interação pode ser simulada com as peças em tamanho natural do Presépio Ecológico.“Os visitantes poderão tirar fotos ao lado das peças, andar entre elas, e comparar tamanhos”, sugere a gerente de Educação Ambiental da instituição, Gislaine Xavier.
As peças foram confeccionadas por meio da topiaria, uma técnica milenar de jardinagem em que uma armação de ferro é coberta por uma “manta vegetal”. Esta manta é feita de materiais biodegradáveis, como o bagaço de cana, resíduo de celulose e papel picado. Para dar acabamento e cor ao cenário, uma trepadeira do tipo hera recobre as esculturas.
O Presépio Ecológico foi inaugurado em 2001 pela Fundação Zoo-Botânica, em parceria com a empresa Nascentes Fernandes, que produziu as peças. A gerente diz que quando termina o Natal, apenas os animais ficam expostos.
A Fundação Zoo-Botânica fica na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha, e abre de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16 horas. Às terças e no primeiro sábado de cada mês, a entrada é gratuita. De quarta a sábado, são R$ 2 por visitante, e aos domingos e feriados, R$ 4.
.