Pesquisa blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

20 DE JANEIRO - DIA DO FARMACÊUTICO

Parabéns, farmacêutico!!!

Foto: Luis Antônio Pereira - 21 anos - graduado em Farmácia pela UNILESTE - Ipatinga /MG
Assíduo, participativo e comprometido com seus deveres ,  ao final do curso  (dezembro de 2010 ) com a defesa da sua tese de graduação, Luis Antônio Pereira  teve   o seu esforço de longos anos  muito bem reconhecido pelos professores que acreditam estar lançando não apenas mais um profissional no mercado de trabalho , e sim, alguém com garra, determinação, competência, humildade, companheirismo e, sobretudo, uma nata vocação à profissão escolhida, o que  faz toda a diferença quando se propespera um país mais justo e mais humano. 

"Farmacêutico, produtor de bem-estar,
 manipulador da cura, administrador da vida"



Diversas entidades farmacêuticas paulistanas se reuniram em São Paulo (SP) em 1985 e escolheram o dia 5 de agosto, data de nascimento de Rodolpho Albino Dias da Silva, o criador da 1ª farmacopeia brasileira, para homenagear a categoria, outros sugeriram que a data coincidisse com a da fundação da primeira Faculdade de Farmácia do Brasil, entre outras datas.

Em 1988, solicitou-se ao Conselho Federal de Farmácia (CFF) que as festividades fossem transferidas para o dia da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos, que ocorreu no dia 20 de janeiro de 1916. Farmacêuticos renomados de várias partes do Brasil, como os doutores Cândido Fontoura e o próprio Rodolfo Albino, ex-presidente da A.B.F (Associação Brasileira de Farmacêuticos), passaram a comparecer frequentemente às festas do dia 20, que, aos poucos, foi tornando-se tradição em todo o país. O fato é que o consenso da classe farmacêutica no Brasil, representada por seus órgãos de classe como Conselhos e Associações, mantiveram a tradição do dia 20 de janeiro.

Por isso, apesar da data oficial ser 5 de agosto, o Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro.

Fonte: Guia dos Curiosos (autor: Marcelo Duarte / Editora Original)