Pesquisa blog

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CIDADANIA

Prefeito de Pirapora é o novo presidente do CISRUN
Foto: Ivan Rodrigues / ASCOM


Thiago Matos

Na manhã da última sexta-feira, 14, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUN) realizou eleição para compor a nova diretoria do biênio 2011-2012. Com presença e participação dos prefeitos dos municípios consorciados, a votação aconteceu no auditório do Hospital Universitário Clemente Faria, em Montes Claros.

O prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga, foi eleito novo presidente do Consórcio. A composição da chapa tem como vice-presidente o prefeito de Bocaiuva, Ricardo Veloso, e secretários Rudimar Barbosa e José Prates, prefeitos de Itacarambi e Salinas, respectivamente. O Conselho Fiscal será presidido pelo prefeito de Januária, Maurílio Arruda, tendo como vice-presidente a prefeita de Claro dos Poções, Maria das Dores de Oliveira.

O CISRUN foi construído em fevereiro do ano passado por 62 municípios que se reuniram numa assembléia extraordinária. A Rede de Urgência e Emergência integra hospitais, unidades de saúde, Central de Regulação Assistencial, Sistema de Transporte em Saúde, SAMU Regional, programas estruturadores e projetos associados com atendimento a pacientes dos municípios da região, beneficiando 1,6 milhão de pessoas.

De acordo com o novo presidente, o CISRUN exerce um papel de integração dos municípios e o SAMU Regional tem sido elemento importante na qualificação do atendimento às urgências e emergência na região. “É com muita seriedade que tomo posse como presidente do Consórcio e conclamo a todos os colegas prefeitos para trabalharmos juntos e dar continuidade ao crescimento que a saúde pública do Norte de Minas ora vem vivenciando” ressaltou Warmillon Braga em seu discurso de posse.

Warmillon também já presidiu o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio São Francisco (CISMESF), hoje com sede própria em Pirapora. Na época, o prefeito conseguiu adquirir transportes da saúde para a população realizar consultas e exames de média e alta complexidade em Belo Horizonte. Hoje, todos os dias, os microônibus viajam com pacientes das cidades conveniadas ao CISMESF: Buritizeiro, Ponto Chique, Ibiaí, Pirapora, Várzea da Palma, Santa Fé, São João do Pacuí, São João da Lagoa, Lagoa dos Patos e Coração de Jesus. Diante dos benefícios que ele adquiriu para a qualificação da saúde na região  há uma expectativa diante de Warmillon Braga em fazer a diferença frente à presidência do CISRUN.

(Matéria encaminhada por Thiago Matos - via  e-mail)