Pirapora é cidade Pólo na luta para a Revitalização do Rio São Francisco
Por: Kelly Cristina
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues acompanhando do subsecretário de Ensino Superior, Fábio Pimenta Kallas, e de assessores, esteve visitando Pirapora na última quinta-feira, (28.01), e anunciou ao prefeito, Warmillon Fonseca Braga, em seu gabinete, que o Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, implantará em Pirapora, Norte de Minas, o Pólo de Revitalização do Rio São Francisco.
O Pólo em Pirapora terá parceria com a Unesco (organismo das Nações Unidas para a Cultura) e da Fundação Cousteau. Segundo informou o Secretário, o pólo será implantado com a finalidade de discutir o projeto de revitalização do Rio São Francisco.
Em Pirapora, o secretário, além da visita ao gabinete do prefeito Warmillon, esteve também visitando o campus da Unimontes – Pirapora, e, as margens do Rio São Francisco. Segundo informou o Secretário, “a Unimontes também será uma das parceiras na implantação do pólo”. Segundo ele, a universidade será responsável pelos programas de capacitação dos profissionais, assim como de moradores, que serão envolvidos nas ações voltadas para a recuperação da bacia do Rio São Francisco em Minas Gerais.
O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF) é coordenado pela Secretaria- Executiva do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Com prazo de execução de 20 anos, suas ações estão inseridas no Programa de revitalização de bacias hidrográficas com vulnerabilidade ambiental do Plano Plurianual (PPA 2004/2007) e será complementado por outras ações previstas em vários programas federais do PPA. De 2004 a 2006 foram contemplandos municípios como Penedo em Alagoas, Cabrobó, Petrolina, Salgueiro e Santa Maria da Boa Vista em Pernambuco, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro, Canarana, América Dourada e Barro Alto, na Bahia, Pirapora, Caeté e Bom Despacho, Iguatama, Pains, Bambuí em Minas Gerais.
O Conjunto destas ações garantem o Saneamento Ambiental dos afluentes do Rio São Francisco. Os municípios beneficiados com as obras de esgotamento sanitário estão em diferentes pontos ao longo da calha do rio ou em sub-bacias consideradas críticas. Foram elaborados projetos executivos e implementadas obras de esgotamento sanitário em 81 municípios da bacia.
No período de 2004 a 2006, o Programa executou ações cujo montante de recursos atingiu R$ 194.692.520,00, constando de obras de revitalização e recuperação do rio São Francisco; monitoramento da qualidade da água.
(Matéria encaminhada por e-mail)