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segunda-feira, 11 de julho de 2011

EDUCAÇÃO

O XADREZ NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

(Maria Luciene - adaptação)

O Xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, abaixo apenas do futebol. É um grande impulsionador da imaginação, o que muito contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o Xadrez desempenha um importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que a derrota não é sinônimo de fracasso assim como a vitória não pode ser vista como sinônimo de sucesso.

O Xadrez é capaz de mostrar as consequências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas e, por conseguinte, estimula o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos.

A ideia básica de levar o Xadrez até às escolas reside no fato de ser um esporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares. Quem não precisa, por exemplo, adquirir uma boa memória para guardar acontecimentos e datas quando está em uma aula de história?Qual de nós não tem necessidade de ter precisão nos cálculos matemáticos? Sem contar que o Xadrez oferece um ambiente ímpar para desenvolver nossa criatividade, sendo ainda um excelente meio de recreação e formação do caráter dos jovens.

Partindo da premissa de que o desenvolvimento do raciocínio é elemento fundamental para que a cidadania se efetive, dentro das novas propostas pedagógicas curriculares o Xadrez passa a fazer parte do complemento escolar, em dimensão cada vez maior, principalmente entre os professores de educação física.  Essa modalidade proporciona  não somente mais uma opção de lazer como, principalmente, a possibilidade de valorização do raciocínio através de um exercício lúdico.

Segundo Charles partos, mestre internacional suíço, o aprendizado e a prática do Xadrez desenvolvem as seguintes habilidades:

atenção e concentração – o julgamento e o planejamento – a imaginação e a antecipação – a memória – a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole – o espírito de decisão e coragem – a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético – a criatividade – a inteligência – a organização metódica de estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.


OBJETIVOS DO XADREZ NA SALA DE AULA – ESTIMULADOR DO RACIOCÍNIO

*Garantir ao aluno a aquisição de conhecimento, habilidades e destrezas básicas necessárias para incorporação em sua vida ativas.

*Permitir ao aluno estabelecer vínculos entre os conhecimentos e experiências enxadrísticas e a vida cotidiana, tanto individual quanto social.

*Priorizar a solução de problemas. O aprendizado orientado propiciará ao aluno a oportunidade de analisar, avaliar e propor alternativas de solução às situações da vida diária.

*Contribuir para a elevação da autoestima

*favorecer a assimilação das características do Xadrez que contribuam com o harmonioso desenvolvimento intelectual, moral e ético da personalidade e que propicie sua autonomia cognitiva e sua capacidade de raciocínio.

 (Profª. Maria Luciene – Publicação : Jornal de Neves – Setembro de 2007)