Pesquisa blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

EDUCAÇÃO


01/04/2012
A EDUCAÇÃO NOS DIAS ATUAIS 
(Ivan Cardoso)
Por um longo período, da década de 40 à de 90, aproximadamente, a educação brasileira teve uma postura didático pedagógica diferente dos dias atuais. Se, naquele tempo, a prática de ensino-aprendizagem era de passar conteúdos, sem preocupação com as experiências do corpo discente, temos hoje a mudança do verbo “ensinar” pelo “estimular” conhecimentos. Levando-se em consideração os saberes adquiridos pelos estudantes em família e comunidade, o centro , o foco, deixam de ser o professor como único veículo transportador de conteúdos e visão das experiências de vida, para colocar o aluno como a principal relação de troca de aprendizagem e atenção da escola. Se antes, o aprender era decorar regras e fórmulas, hoje o visado a alcançar é “aprender “ a “aprender”, a partir de saberes individuais e coletivos que o aluno traz em sua bagagem crítica para melhor situá-lo na vida e aguçar ainda mais a capacidade que todos apresentam como mediadores na construção do conhecimento. A capacitação participativa de educar e aprender criticamente torna os alunos não mais passivos, e sim, atores ativos no processo de romper barreiras inerentes como o racismo e as desigualdades sociais onde ainda hoje, muitos estão imersos. A proposta desse novo modelo de educação é fornecer ferramentas para que os alunos, quanto cidadãos críticos , possam questionar e , sem receio de repreensão, buscar respostas às suas próprias indagações. 

Ivan Cardoso – Professor de geografia da E.E.Três Poderes – BH/MG