Pesquisa blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

15 de outubro - Dia do Professor

Desabafo de uma professora
Que comemorar?
(Heliomar F. Aguiar)

   
  Como num ritual, todos os dias, lá estão eles, em seus carros, de ônibus, de metrô, em ou qualquer outro veículo que os conduza às suas respectivas escolas, onde enfrentarão os mais variados problemas, sem amparos, sem perspectivas, sem salários decentes e dignos de um profissional da educação. Apesar de ser a base, a educação se arrasta, nas laterais, nas beiradas, à margem da sociedade a clamar por atenção de governantes que lhe fecham os olhos e vendem a falsa ilusão de que tudo vai bem. E há os que acreditam. Se está tudo tão bem assim na educação, o que justifica os abandonos de cargos, os afastamento dos docentes para tratamento de saúde, na maioria das vezes, psiquiátricos? E as vagas que sobram nos cursos de licenciatura? Por que não há mais interesse em se formar para professor em nosso país? Os alunos, com seus múltiplos problemas a refletirem na disciplina, apresentam dificuldade de convívio social, na maioria das vezes, sem nenhum princípio familiar, desconhecendo qualquer noção de valores. Vítimas de uma sociedade imediatista esses discentes, em busca de autoafirmação, ousam desafiar a autoridade de seus professores e, para se sentir forte,   muitas vezes, sem assistência familiar, se perdem nas drogas e no álcool.
    Como professora que precisa a todo momento recuperar o equilíbrio emocional, em um constante recomeçar, sinto-me, muitas vezes, sem forças para vislumbrar um futuro melhor a nós e aos nossos alunos, já que o poder público parece ter outras prioridades, não se importando com a base de todos os pilares que é a nossa educação.
Professora: Heliomar Aguiar- Nove anos no Rio de Janeiro
Oito anos no Estado de Minas Gerais/Belo Horizonte 

Nota: Este texto me foi encaminhado pela professora Heliomar F. Aguiar para análise e ajustes, se necessário. A editoria de Opinião do Jornal O Tempo sinalizou uma possível publicação na edição do próximo domingo, dia 19/10/2014. Trata- se de um texto preciso, profundo, digno de uma boa reflexão. No aguardo da publicação, gentilmente houve a concessão da professora para publicação antecipada  neste site,
em homenagem ao Dia dos Professores, uma vez que o seu grito de alerta culmina com o sentimento de inúmeros profissionais da educação que, sem se deixarem esmorecer diante do descaso social, a cada dia, de superação a superação, encontram forças para recomeçar e fazer a diferença.
A todos vocês, meus colegas de profissão, inseridos neste contexto, Parabéns Pelo Seu Dia!
Maria Luciene