Pesquisa blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CIDADANIA

Boletim - 20 de Agosto de 2015

Destaque

Atos em todo o país defendem democracia e pedem mudanças na política econômica

Centrais sindicais e movimentos populares do campo e da cidade realizam manifestações em diversas capitais do país neste 20 de agosto. Os atos têm como foco defender a democracia, e afirmar que “a saída da crise é pela esquerda”, através de reformas sociais e econômicas profundas. Os protestos visam também denunciar as atuais políticas de austeridade do governo federal e a “guinada conservadora” comandada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
Saiba mais

Se informe

Bancada Progressista do Parlamento do Mercosul sai em defesa do governo brasileiro

Texto afirma que a democracia no país estaria “ameaçada por setores que não aceitam o resultado das eleições”.
Saiba mais

Manifestantes são contra financiamento privado de campanha, aponta pesquisa

Três em cada quatro pessoas que protestaram neste domingo em São Paulo (16) afirmaram ser contra o financiamento empresarial de campanhas. “Há uma discordância entre os manifestantes e as lideranças dos protestos contra o governo”, afirma Pablo Oretellado, um dos professores que conduziu levantamento.
Saiba mais

Militante da Marcha Mundial das Mulheres pede mudanças a Dilma

Maria Fernanda Marcelino, da Marcha Mundial das Mulheres, pede que Dilma mude sua política econômica e alerta para os impactos na vida das mulheres: “O ato é fundamental para mandar um recado, não só pra Dilma, mas para as elites brasileiras. Somos contra o golpe, porque aceitamos a decisão do povo brasileiro, mas também somos contra o ajuste fiscal. Quando se precariza, se reduz investimento em serviços públicos, esses serviços recaem sobre as mulheres”.
Saiba mais

Ricardo Gebrim analisa o cenário atual

Ricardo Gebrim, da Consulta Popular, lembra que este é um momento decisivo, pois combina uma crise econômica, política e social. Ele destaca que é preciso que o povo se mantenha mobilizado para defender a legalidade do mandato da presidenta Dilma Rousseff, pressionar para que se rompa com as medidas neoliberais do ajuste fiscal e para que se possa avançar nas políticas de desenvolvimento do nosso país.
Saiba mais

Em nota, Beth Carvalho repudia uso de sua música no protesto do dia 16

Cantora diz que sempre se posicionou ao lado de líderes populares; “minha voz e meu samba não os representa nem hoje, nem ontem, nem nunca”, diz.
Saiba mais

Samuel Pinheiro : A ofensiva conservadora e as crises

O diplomata brasileiro, Samuel Pinheiro Guimarães, em artigo especial para o Brasil de Fato, faz uma análise da crise no Brasil, o avanço de setores conservadores e o papel do governo federal; bem como aponta as saídas e desafios das forças progressistas.
Saiba mais