Apenas cinco municípios mineiros foram selecionados com a Farmácia Integrada à Atenção Primária
Thiago Matos/Ascom Pirapora
Foi assinada nesta sexta-feira (25/02), em Pirapora, Norte de Minas, a Ordem de Serviço para construção da Farmácia de Minas, que faz parte do Plano Estadual de Estruturação da Rede de Assistência Farmacêutica. A Farmácia de Minas consiste na definição de um modelo de assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), onde ela é reconhecida como estabelecimento de saúde e referência de serviços farmacêuticos para a população. A Rede Farmácia de Minas é dividida em três áreas: Medicamentos para Atenção Primária à Saúde; Medicamentos de Alto Custo e Medicamentos Estratégicos.
Existem hoje em Pirapora, 13 Unidades de Atenção Primária do Programa Saúde da Família (PSF) distribuídas estrategicamente em diversos bairros. Diante disso, a Farmácia de Minas em Pirapora vai trabalhar de forma integrada às Unidades. Apenas cinco cidades em todo o Estado foram selecionadas para ter a Farmácia Integrada e por isso, a população que já é beneficiada com os serviços de saúde das Unidades Básicas, será contemplada também com medicamentos totalmente gratuitos. A cidade possui aproximadamente, 85% de cobertura da atenção primária.
De acordo com o secretário de Saúde de Pirapora, Sinvaldo Alves Pereira, a cidade está adquirindo uma estrutura capaz de resolver os problemas de saúde da população. “Essa será mais uma obra de assistência farmacêutica que faz parte do sistema de saúde de Pirapora. Já temos a Farmácia Popular do Brasil, que muito ajuda a população adquirir remédios com até 90% de desconto. Agora chegou a vez da Farmácia de Minas, que vai fazer a saúde avançar ainda mais em nossa região”, afirmou.
O secretário explicou também que a Farmácia de Minas vai ter uma equipe qualificada e capacitada para atender os cidadãos. “Além de ofertar medicamentos, vamos ter ainda a presença do farmacêutico durante todo o expediente de funcionamento, a fim de fazer um trabalho de orientação e um plano de cuidado para as pessoas fazerem o uso correto do remédio”, concluiu.
Para o diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, Carlos Augusto de Lima Magalhães, valeu a pena ter lutado tanto para Pirapora ser selecionada. “Foram dois anos de intensa luta para conseguirmos a Farmácia de Minas. Tenho certeza de que esta é mais uma obra que vai colocar a cidade no topo em investimentos da saúde. Pirapora vai ser a primeira cidade no Norte de Minas a ter uma Farmácia Integrada e por isso o prefeito Warmillon e toda a equipe da saúde municipal estão, mais uma vez, de parabéns”, disse.
Segundo o prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga, a Farmácia de Minas é mais uma ferramenta para ofertar saúde de qualidade para a população. “Se observarmos bem, estamos construindo aqui nessa área um verdadeiro setor hospitalar, que une o Hospital Municipal, o CTI, o Hospital dos Olhos, Centro Viva Vida, Cismesf, Centro de Promoção Sexual e agora a Farmácia de Minas. Por isso, aos poucos, os piraporenses vão ganhando saúde de qualidade e, o mais importante, totalmente de graça”, completou.