Pesquisa blog

terça-feira, 8 de março de 2011

CULTURA

Lagoa Santa (Minas Gerais)


Lagoa Santa é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Lagoa Santa encontra-se a 800 metros de altitude, possui 231,9 km² de área e uma população de 52.526 habitantes (IBGE/2010).[6] Está localizada a 35 km de Belo Horizonte, 776 km de Brasília, 553 km do Rio de Janeiro e 641 km de São Paulo. É uma região calcária situada na Bacia Média do Rio das Velhas. A região é formada por Planaltos com relevos pouco acentuados, clima tropical e temperatura média anual de 22º.

A primeira ocupação da região aconteceu por  caçadores coletores que viviam em acampamentos sazonais, alimentavam-se mais das frutas do cerrado porque estas eram mais abundantes que a caça. Desenvolveram as industrias lítica e da cerâmica, como também praticaram a arte rupestre.


Foi fundada em 1713 por Felipe Rodrigues, tropeiro viajante que se estabeleceu no local. Era chamada de Lagoa Grande e Lagoa das Congonhas do Sabarabuçu. Seu nome atual teve origem no valor curativo da água da lagoa. O nome Lagoa Santa se deu devido ao valor curativo de suas águas. Foi Felipe Rodrigues, tropeiro viajante, quem primeiro sentiu o efeito benéfico destas águas. Ao lavar os eczemas de sua perna, sentiu-se aliviado de suas dores e obteve a cicatrização de suas feridas. A notícia da cura milagrosa logo se espalhou pelos arredores e o pequeno arraial passou a receber peregrinos em busca da cura para seus males.A perenidade da lagoa é atestada pelos relatos dos naturalistas viajantes, desde o século XVII. Sua profundidade não ultrapassa três metros, sendo que, a aproximadamente 40 metros de sua base, encontra-se um aqüífero que contribui para a sua existência. E também, em grande parte, alimentada por águas pluviais. Seu formato é triangular e, no período das cheias, seu vertedouro lança suas águas no Rio das Velhas através do Córrego do Bebedouro.

Lagoa Santa.Em 1749, após a visita do médico italiano Dr. Cialli, o Padre Frei Miranda que por aqui havia obtido cura pelas águas, pediu ao Bispo de Miranda , D. Frei Manuel da Cruz, para construir uma capela em louvor de Nossa Sra, dos Remédios. Em 19 de Abril, a licença foi concebida e no dia 20 foi rezada a 1ª missa. Posteriormente, Frei Miranda, juntamente com fiéis, solicitou permissão novamente ao Bispo de Miranda para construírem uma capela definitiva em honra de N. Sra, da Saúde.

Capela do Rosário - Lagoa Santa - MG

1750Em 1750, foi chamado para vir ao arraial, o ouvidor de Sabará Manuel Nunes Velho, para demarcar o local onde seria arruamentos e os locais para banho deixando designado o morador mais abastado do local, Cel Faustino Pereira da Silva, para ser o executor da suas decisões. Em 1765, a atual igreja estava apenas principiada com a Capela-mor, coberta e mal aparelhada.


Igreja Nossa Senhora da Saúde.Em 1819, construi-se a 1ª matriz em louvor de N. Sra. da Saúde. Em 1824, foi criada a freguesia de Lagoa Santa, separando então a freguesia de Sto. Antônio de Roças Grandes, tendo como capelas filiais Santa de Fidalgo e N. Sra. da Conceição de Raposos. A cidade ainda conserva suas antigas tradições coma a Festa da Padroeira N. Sra. da Saúde em 15 de Agosto; Nossa Sra. da Conceição em 8 de Dezembro e no mês de Outubro, as festas congas de N. Sra. do Rosário. O município possuí duas bandas de música, sendo a mais antiga a Banda Santa Cecília, foi fundada por Peter Wilhelm Lund, possui também vários grupos de congado e folia de reis.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre