Pesquisa blog

domingo, 12 de junho de 2011

PLANETA VERDE


09/06/2011
Minas se articula em defesa do meio ambiente

Recuperar matas ciliares, para evitar que os rios continuem a ser assoreados, bem como topos de morros e encostas são medidas prioritárias

Marcelo Prates

Para grandes problemas, pequenas soluções. Assim como na fábula do incêndio na floresta, onde em meio à bicharada em fuga um beija-flor vai até o rio e, em seu bico, leva uma gota de água de cada vez para apagar o fogo, sempre afirmando “estou fazendo a minha parte”, pessoas e empresas de Minas se articulam na defesa do meio ambiente.

9ª Seminário Meio Ambiente e Cidadania
A transformação de uma mina abandonada em viveiro de mudas, de um antigo aterro em usina de energia ou de reservas de mata atlântica em um corredor de biodiversidade podem parecer ações pequenas. No entanto, cada gota de boa vontade pode fazer a diferença.

Estes são apenas alguns exemplos de iniciativas que devolvem dia a dia o verde para áreas degradadas do Estado. Porém, temos ainda um longo caminho a ser percorrido. Recuperar matas ciliares, para evitar que os rios continuem a ser assoreados, bem como topos de morros e encostas são medidas prioritárias. O assunto tramita em Brasília, que discute a aprovação do novo Código Florestal.

Enquanto isso, a situação das cidades também preocupa. Nos grandes centros urbanos, o desafio é melhorar a qualidade de vida. São necessárias soluções para o trânsito, aumentar a oferta de água tratada e a captação e tratamento de esgoto.

Outras problemas graves são a verticalização e a ocupação desordenada. Com mais gente do que suportam as vias, crescem os engarrafamentos, cai a qualidade do ar, da água, da convivência entre vizinhos.

Exemplos de cidades e bairros que conseguiram driblar os problemas estarão reunidos na nona edição do Seminário Meio Ambiente e Cidadania, que o Hoje em Dia realizará em agosto, em Belo Horizonte. Uma iniciativa para auxiliar ações por um mundo melhor, menos poluído.





.