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sábado, 4 de julho de 2015

O NAMORO NA ESCOLA

O namoro na escola pode estimular o aprendizado?

Maria Luciene
(29/09/2010)



Namoro na escola , afinal...proibir ou liberar?

Toda instituição educacional tem suas regras o que visa possibilitar uma convivência mais saudável, com menos atritos, já que são inevitáveis. Característica nata do ser humano. O diálogo, o saber exigir com educação e o voto de confiança ainda continuam sendo os melhores caminhos para lidar com um assunto assim tão peculiar onde os alunos tendem a ousar desafiar suas autoridades, dando-se por satisfeitos ao se posicionaram na contramão de toda noção de certo e errado imposta pelos adultos. Em geral, a proibição torna o ilegal mais atraente. Ademais, é na adolescência que se manifesta a atração pelo sexo oposto. Depois da família, a escola é o nosso mais importante grupo de convivência onde desenvolvemos nossas habilidades, aprendemos a lidar com as diferenças, somos construídos para aceitarmos as derrotas e sabermos lidar com a vitória. O namoro na escola possibilita essa construção conjunta, motiva os jovens a quererem estar dentro da escola, podendo até mesmo vir a proporcionar um maior estímulo ao aprendizado. Inúmeros são os casos de casais que se conheceram na escola, se apaixonaram, se casaram e seguiram suas vidas. Contudo, os educadores devem ficar atentos ao comportamento juvenil, tomando medidas cabíveis, quando necessário, para que a promiscuidade não tome conta do ambiente. O jovem deve saber qual atitude é adequada a cada situação. Professores devem evitar a saída de sala deixando casais sozinhos dentro do ambiente, mesmo quando são apenas colegas e se desculpem que estão terminando de resolver algum exercício. Caso tenham casais de namorados matriculados na mesma turma é importante que o professor tenha a habilidade de fazer prevalecer sua autoridade, se perceber comportamento indevido, colocando-os em assentos separados, de preferência bem distantes. Nas dependências da escola, não somente os disciplinários, como educadores em geral, percebendo exageros, devem procurar a equipe pedagógica e, se o diálogo não resolver, que o casal seja advertido mais firmemente, de preferência, perante a presença dos pais. Infelizmente, em situações assim, o que mais se vê são meninas extrapolando as limitações, deixando o rapaz um tanto sem graça, correspondendo aos afagos, ficando ainda mais constrangido quando passa algum professor, principalmente se for professora, o que parece fortificar ainda mais a ousadia feminina. O desafio feminino é algo realmente inevitável! Enquanto os homens se protegem entre si, tem-se a impressão de que as mulheres são inimigas das próprias mulheres!

Um alerta aos educadores: é importante a atenção redobrada quando o aluno se encaminha à direção da escola e pede para ser remanejado de turma sob o pretexto de não estar de adaptando ao novo grupo. Essa estratégia pode ser uma ótima desculpa para estar junto da pessoa amada, o que, dependendo do procedimento e histórico escolar desse aluno, poderá vir a se tornar um grande problema para os professores, visto que é muito mais difícil retornar um aluno para a sua turma de origem do que aceitar o remanejamento.

(Extraído do livro: Resgatando os Valores da Escola Pública - Maria Luciene - Págs.94-95)
Publicação: Jornal O Tempo - 29/09/2010