Pesquisa blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

LEI 100


Lamac debate alternativas para atingidos da Lei 100

26 de novembro de 2015 -  Notícias

O presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, deputado Paulo Lamac, recebeu, nesta quinta-feira (26/11) pela manhã, um grupo formado por cerca de 30 servidores da educação atingidos pela Lei 100. Os servidores, da capital e de cidades do interior, chegaram sem agendamento à Assembleia, onde estava marcada Reunião Ordinária da comissão, mas foram prontamente acolhidos.
O grupo buscava esclarecimentos sobre a determinação do Supremo Tribunal Federal ao governo do estado para desligar, em 31 de dezembro, todos os efetivados sem concurso pela Lei 100 em 2007, e sobre encaminhamentos do Legislativo para gerar possíveis alternativas às demissões.
Lamac atendeu os servidores no Plenarinho IV, acompanhado dos deputados Duarte Bechir (PSD) e Dirceu Ribeiro (PHS). Os parlamentares ouviram ponderações e apelos no sentido de reversão da decisão do STF e de garantias de que não teriam vínculos suspensos. Reiteraram, porém, que não há solução mágica para sanar o problema, uma vez que, como definiu Lamac, “decisão do Supremo não se questiona, cumpre-se”.
Segundo o presidente da comissão, no entanto, o Legislativo tem buscado caminhos alternativos para reduzir o impacto dos desligamentos previstos para o fim do ano, tanto para os profissionais atingidos – muitos dos quais perto da aposentadoria, depois de dedicar boa parte da vidas à educação pública – quanto para a rede de ensino do estado, que não pode, simplesmente, parar em fevereiro em razão da falta de professores nas escolas.
“Hoje, são 46 mil professores efetivos no Estado e outros 46 mil efetivados pela Lei 100. Existem ainda outros 60 mil designados e só 30% dos profissionais são concursados. O ideal seria que não houvesse desligamentos no final do ano, mas o problema é que nem a ALMG, o governo ou o Tribunal de Justiça terão o poder de afrontar a decisão do STF”, explicou.
“Uma coisa é certa: haverá concurso público em 2016 para começar a preencher esses cargos que ficarão em aberto. Para tentar diminuir o efeito das demissões, estamos propondo alterar a forma de contratação dos temporários para períodos mais longos, já no início do próximo ano, e protocolamos Projeto de Lei para permitir pontuação diferenciada nos concursos que serão realizados para os servidores com maior tempo de experiência”, acrescentou, lembrando que o projeto também dá a concursados aprovados que já atuem no estado e que tenham sido reprovados em perícia médica a possibilidade de nomeação, vinculada à concessão de Ajustamento Funcional
Lamac e os colegas Bechir e Ribeiro comprometeram-se, ainda, a atender reinvidicação considerada urgente dos efetivados da Lei 100: marcar, para os próximos dias, reunião entre entidades representativas da categoria, como a Associação dos Professores Publicos de Minas Gerais (APPMG), a Federação das Associações dos Pais e Alunos das Escolas Públicas e o Movimento dos Atingidos pela Lei 100, e representantes do governo estadual para tratar do assunto.
Outro compromisso, assumido pelo governo estadual e informado por Lamac, foi o de que a resolução sobre as designações do quadro da Secretaria de Educação para 2016 será submetida, antes da publicação, com os servidores da Lei 100. A ideia é que os atingidos tenham acesso á minuta do documento para conhecer o conjunto de critérios para tais designações, com a inclusão, por exemplo, da valoração do tempo de experiência.