Pesquisa blog

terça-feira, 27 de julho de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Prêmio Águas da Pampulha

Educação ambiental é definida como um processo de formação e informação, orientado para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre as questões ambientais e de atividades que levem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental. Nesse sentido constitui instrumento importante para a mudança de comportamento da sociedade frente às questões ambientais e contribui para formar uma base conceitual abrangente, técnica e culturalmente possibilitando superar os obstáculos à utilização sustentada do meio ambiente.

A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida e talvez o recurso mais precioso que o planeta fornece à humanidade. Embora se observe pelos países do mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão com relação a este recurso , é de esperar que os seres humanos tenham pela água um grande respeito; que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza. O futuro da espécie humana e de muitas outras espécies poderá vir a ficar comprometido , a menos que haja uma melhoria significativa na administração dos recursos hídricos.

Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra, a chamada “água doce” e,a maior parte desta está sob forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (águas subterrâneas). Só uma fração muito pequena (cerca de 1% de toda a água doce terrestre) está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos , sob forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo , na atmosfera ou como componentes dos mais diversos organismos. Motivo esse que nos leva a refletir sobre a importância de cuidarmos bem das nossas águas.

As bacias hidrográficas são um conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e sub-afluentes.A idéia de bacia hidrográfica está associada à noção da existência , divisores de águas e às características dos cursos da água , principais e secundários.

As bacias podem ser classificadas como principais (as que abrigam os rios de maior porte), secundárias e terciárias ; e, segundo sua localização, como litorâneas ou interiores.

Dentre as principais bacias hidrográficas brasileiras temos a do Rio São Francisco que tem o Rio das Velhas como um dos principais afluentes.Esta, por sua vez, é abastecida pela bacia do Córrego do Onça, onde se insere a bacia da Pampulha. A bacia hidrográfica da represa da Pampulha é muito importante para toda a população que compõe a região. Nela está parte dos municípios de Belo Horizonte e Contagem.

A represa da Pampulha foi construída no final da década de 30 ,com o objetivo de ampliar o abastecimento de água da região norte de Belo Horizonte e também o seu aproveitamento para a criação de um pólo de desenvolvimento turístico e de lazer para a população.

Por determinação do então prefeito, Juscelino Kubistcheck, a orla da lagoa recebeu projetos e obras de arte de profissionais como Burle Marxs , Cândido Portinari e Alfredo Ceschiatti, reconhecidos internacionalmente. Porém, nem mesmo a forte referência cultural da Pampulha foi suficiente para impedir sua degradação e o agravamento de seus problemas.

As cidades de belo Horizonte e Contagem foram crescendo e com elas vieram os impactos ambientais, fazendo com que a lagoa perdesse sua funcionalidade de captação de água para o abastecimento doméstico, de usos recreativos e também a redução na capacidade de reservação em 50% devido ao assoreamento.

Esses problemas foram motivados pela ocupação inadequada do solo e o lançamento de todo tipo de lixo industrial e doméstico, além dos dejetos de esgoto e resíduos sólidos.

A manutenção da lagoa da Pampulha é condição para o amortecimento dos picos de cheias ocorrentes nos períodos chuvosos, protegendo de inundação toda a área à jusante da barragem e até a montante, nos córregos ,em bairros com expressiva densidade populacional.

A recuperação das boas condições da Lagoa da Pampulha exige grandes esforços por parte do poder público, das comunidades locais e organizações não governamentais,cada vez mais empenhados na defesa e preservação deste patrimônio urbano.Aliado às comunidades locais através de redes municipais, estadual, e particular de ensino ,ale´, das parcerias com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e os poderes público e privado, o Consórcio de Recuperação da Pampulha vem desempenhando seu papel de gestão, planejamento e monitoramento da bacia hidrográfica, bem como trabalhos de Educação Ambiental voltados para a informação onde acredita-se que uma mudança significativa nos hábitos e comportamento das sociedade em seu relacionamento com o meio ambiente em que vive depende de cada semente lançada nos corações dos jovens educandos.

A recuperação e manutenção da bacia hidrográfica da Lagoa da Pampulha prevêem uma melhor qualidade de vida para toda a população de Belo Horizonte e Contagem, desde as atividades econômicas ligadas ao incremento do turismo para a região ,com a geração de emprego e renda, passando pela oferta de atividades recreativas e culturais próprias de seu conjunto estrutural, pela melhoria das condições sanitárias de toda a população e indo até a elevação da consciência de cidadania e respeito pelos recursos naturais que são de todos.

                            Consórcio Pampulha
O Consórcio de recuperação da bacia hidrográfica da Pampulha promove anualmente o prêmio “ÁGUAS DA PAMPULHA” , como parte das ações de seu programa “Educação Para as Águas” , visando valorizar, identificar e disseminar informações relacionadas ao meio ambiente ,em especial, à educação das águas.

A seguir,  o poema vencedor do concurso no ano de 2006 , escrito pelo aluno da rede pública de ensino, Wesley Pereira dos santos, 7º ano do ensino fundamental , Belo Horizonte:

Pampulha

Uma lagoa maravilhosa!
Porém...
Poluída!
Ajude-nos Oh, Minas Gerais,
Para que ela seja reconstruída!

Uma lagoa cheia de histórias
Para ver,
Ouvir
E contemplar
Depois que a lagoa você conhecer
Jamais irá se esquecer!

Não vamos destruí-la,
Para não causar erosão.
Vamos arborizar,
Para que fique firme e fértil
O nosso chão!

Não joguem lixo na lagoa
Para não matar os animais.
Ao invés de guerras
E de cegueira
Sugiro a limpeza e a paz!

Pampulha, que por nós
Muito já fez,
Não deixemos esses insensíveis
Acabar com tudo de uma si vez!
Ajude-nos, oh, Minas Gerais,
Porque senão ,
Pampulha...
Era uma vez!