Aluísio Pimenta
26/03/2010
Temos que reconhecer que a educação, especialmente a educação de qualidade, representa um fator de importância para que tenhamos um país cidadão. Um país no qual todos tenham um mínimo de conhecimento que lhe permita participar, como pessoa humana,nas condições de qualidade de vida representada pelo IDH isto é, o mínimo do Índice de Desenvolvimento Humano em alimentação, saúde, educação e lazer.
Sem o mínimo destas condições,as pessoas, quaisquer que sejam, homens ou mulheres, jovens ou adultos, brancos, negros ou indígenas estarão fora da sociedade, ou seja, marginalizadas.
A educação de qualidade depende de uma série de fatores , dentre os quais, desenvolver nas famílias , lideranças públicas e privadas a convicção de que a educação de qualidade representa o fator essencial para que nos transformemos em um país consciente da importância dos fatores econômicos , sociais, políticos e, sobretudo, culturais.
É importante uma visão antropológica da cultura que considere as pessoas e seus comportamentos em todos os níveis de sua qualidade de vida. Considerando-se a educação de qualidade um importantíssimo fator de cidadania deve-se examinar características importantes nos setores de comportamento familiar, gestão governamental, empresarial e autoridades em geral.Um dos fatores importantes que tem sido usado e abusado, especialmente pela classe política é o fator quantitativo da presença dos jovens na escola.
Através dos meios de comunicação tomamos conhecimento de que a matrícula nas escolas em seus níveis básicos já atinge mais de 90% dos setores correspondentes.
As avaliações nacionais e mesmo internacionais têm mostrado que, no Brasil, a posição dos jovens que chegam à etapa final dos estudos é de baixa qualidade. Muitos estudantes que concluem o ensino básico não apresentam as condições de ler um texto e compreender seu significado. Na matemática não sabem as importantes operações básicas – somar, diminuir, multiplicar e dividir e tão pouco como aplicá-las no dia a dia de nossas atividades. Não se pode deixar de lado as facilidades que os computadores trouxeram para a resolução destas operações. Entretanto é necessário que os alunos entendam as operações realizadas pelos computadores e saibam analisar seus resultantes. A qualidade na educação exige, em primeiro lugar, a participação das famílias no acompanhamento de seus filhos nos programas e na realização de tarefas indicadas pelos professores a serem desenvolvidas em casa.
Para que tenhamos uma educação de qualidade é indispensável o contato dos pais com os professores podendo assim identificar possíveis comportamentos indesejáveis de seus filhos.
Neste particular, estamos passando por momentos difíceis em relação ao desrespeito e até mesmo agressões de alunos a professores.
É de fundamental importância que governos estaduais, federais e municipais se unam e se reúnam para um apoio muito especial aos professores, com muita ênfase do ensino infantil ao ensino médio, apoiando o aprimoramento das condições acadêmicas e psicológica, propiciando-lhes cursos e atividades de treinamento e desenvolvimento pessoal, especialmente quando a comercialização do ensino no Brasil vem deixando de lado a formação dos professores como cursos de segunda categoria.
Ser professor é uma das mais altas e importantes funções no processo educativo.
Todos nós, brasileiros, necessitamos meditar e estabelecer um amplo diálogo sobre educação e cidadania, incluindo neste processo as famílias,diretores escolares, classes governamentais como processo fundamental no combate à violência e desvios comportamentais que vão se ampliando de maneira perigosa.
Aluísio Pimenta é professor e Membro da Academia Mineira de Letras.
Jornal Hoje em Dia – 26/03/2010