Pesquisa blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CIDADANIA

APAE de Pirapora é a primeira a receber a Brinquedoteca Móvel


Por Ascom PMP

A Prefeitura de Pirapora, através do Prefeito Warmillon Fonseca Braga, e a Fraternidade Feminina da Loja Maçônica Deus, Caridade e Justiça de Pirapora, conseguiram através do Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social), a doação de uma Brinquedoteca Móvel equipada com mais de 90 itens para a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Pirapora. Sendo a primeira APAE a receber esta doação, na ocasião representada pela presidente da Fraternidade, Luciene Dayrell .

A Brinquedoteca Móvel é um programa desenvolvido pelo Servas, com apoio do Governo de Minas e parceiros, que visa contribuir com o trabalho desenvolvido em hospitais públicos e filantrópicos que atendam crianças e adolescentes. O programa foi lançado pela presidente do Servas, Andrea Neves, e pelo Governador Aécio Neves, em 17 de agosto de 2009. Agora, além dos hospitais públicos e filantrópicos, a Brinquedoteca poderá ser doada para Apae´s e creches, colaborando com a educação de crianças e adolescentes com necessidades especiais ou não, que precisem ter estimulação no aprendizado, por meio de atividades lúdicas.

Este é um projeto arquitetônico especialmente desenvolvido por equipe técnica e criação registrada pelo Servas. A Brinquedoteca Móvel é composta por dois módulos articulados e sobrepostos divididos em compartimentos com 96 itens como brinquedos, livros, lápis, jogos e DVDs. O módulo é equipado também com TV, DVD e MP4. O projeto atende a crianças e adolescentes de zero a 14 anos. Projetada com as dimensões de 0,60 m de profundidade por 1,40 m de altura, com rodízio e material leve, permite deslocamento entre ambientes. Os modelos disponibilizados são ilustrados com animais que se encontram em extinção na fauna brasileira, como a onça pintada, tartaruga, lobo-guará e o mico-leão dourado. Os brinquedos foram escolhidos seguindo a orientação de pedagogos e terapeutas.

Para o prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga, a Brinquedoteca Móvel será de grande utilidade para as crianças da Apae, que terão suas funções psicomotoras e emocionais desenvolvidas, mediante as atividades pedagógicas que serão realizadas pelas professoras capacitadas, e que já desempenham um importante trabalho na educação dessas crianças especiais. “Fico muito feliz quando vejo que programas como esse são colocados em prática e que de alguma maneira colaboram para o desenvolvimento e educação de nossas crianças e adolescentes”, disse.

O secretário de Administração e Finanças, Léo Silveira, disse ser a Apae de Pirapora muito atuante, haja visto, que a direção da Apae conseguiu articular junto as indústrias, empresas, Bancos, o apoio da Prefeitura e o apoio da sociedade, uma sede própria. “São muitas pessoas físicas que contribuem às vezes com pouco, mas muitas pessoas que contribuem com pouco, se torna muito e essa solidariedade é muito importante. A ajuda do poder público municipal, através do Prefeito Warmillon, tendo na Apae uma direção de pessoas que são as mais comprometidas, as mais dedicadas, começa a produzir esses frutos que a gente vê em Pirapora, a começar pela semente plantada pela senhora Gessy Rocha, e pelo excelente trabalho prestado pelo ex-presidente Francisco Cruz Silva, e agora o atual presidente Ely Lourenço Braga, Anita de Oliveira (Áurea), a senhora Terezinha Neves, Terezinha Alkimin, a Jaqueline Almeida, Juliana Silva, e todos os funcionários. O resultado do esforço de todas essas pessoas é que conseguimos o recurso através do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura, em que foi importante a participação do Deputado Federal Eduardo Barbosa, que conseguiu os recursos para comprar um ônibus especial – adaptado, para transportar as crianças da Apae com mais carinho e conforto”, disse.

Segundo o diretor de Programas e Projetos Sociais do Servas, Dener Nolasco, toda empresa parceira do Servas que quiser fazer a doação, pode pegar o imposto de renda como renúncia fiscal, esse é repassado para a área financeira, onde a diretora Financeira Mirna Dayrell Segantini, dará encaminhamento a execução de todo processo. “Se é uma Brinquedoteca Móvel, tanto faz ela ser para um hospital quanto para uma creche ou para Apae, porque ela movimenta e se ela movimenta e eu tenho um conjunto multimídia, acrescido de brinquedos e livros pedagógicos, eu posso atuar com crianças. E hoje nós vimos que existe a necessidade de abrir o leque”, acrescentou.

A presidente do Servas, Andrea Neves, e sua vice, Dulcejane Vaz, têm desempenhado um trabalho social de grande relevância para a sociedade mineira. O Servas trabalha com projetos sociais como Vita Vida; Minas Solidária; PAE, Centro Solidário; Vozes do Morro; Campanha Volta;Digna Idade; CMRR; Brinquedoteca Móvel; Valores de Minas; Proteja Nossas Crianças, entre outros. O Vozes do Morro por exemplo, divulga e valoriza a criatividade da produção musical de BH, Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia; e o Valores de Minas oferece experiências em arte e cultura para o desenvolvimento de estudantes da rede pública estadual. Todos os projetos sociais do Servas, contam com idealizadores e profissionais capacitados, que colaboram para um futuro melhor para os mineiros.