Pesquisa blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CIDADANIA

Pirapora se prepara para receber o Centro Viva Vida


Thiago Matos/Ascom Pirapora



Durante a tarde da última quinta-feira (10/02), no Centro de Convenções, enfermeiros, auxiliares, médicos e agentes comunitários de saúde e de endemias, assistiram à palestra sobre o Programa e a Rede Viva Vida administrada pelos gestores da saúde de Pirapora.

A palestra serviu para apresentar o Centro de Referência Integrado Viva Vida e Hiperdia Minas “Vereador Edvaldo Muniz Mota”, e mostrar as mudanças e realidades do Sistema de Saúde da cidade, que cresce e impõe a cada dia mais benefícios e novas propostas para a população.

O Centro Viva Vida (CVV) é um ponto de atenção especializado integrante da Rede Viva Vida de Atenção à Saúde, e está diretamente conectado com os demais pontos da atenção primária (Unidades Básicas de Saúde) e terciária (Centros de Fisioterapia). O CVV vai promover a saúde através da prevenção, diagnóstico precoce e de recuperação das doenças e agravos de forma adequada e humanizada. A principal meta do Centro é reduzir a mortalidade infantil e materna, e prevenir o câncer de próstata, de mama e de colo do útero.

O atendimento ao usuário no Centro será feito através de encaminhamento do médico da Unidade Básica de Saúde do Programa Saúde da Família (PSF). No CVV, a pessoa encaminhada será atendida por especialistas como ginecologista/obstetra, urologista, mastologista, pediatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e auxiliar de enfermagem.

Durante a palestra, a enfermeira Sabrina Gitirana, disse que o trabalho da equipe da saúde em Pirapora deve continuar neste ritmo de comprometimento e afinco. “Vamos trabalhar arduamente para cumprir os objetivos propostos, e a população deve se conscientizar de que o Centro veio para aumentar as chances de vida e garantir uma vida melhor para as pessoas, através de uma assistência especializada baseada na eficiência e na humanização dos procedimentos”, explicou.

O secretário-adjunto de Saúde, Bruno Pinheiro, explicou sobre a legislação do Tribunal de Contas, Constituição Federal e Ministério Público. Ele falou também sobre as Redes de Assistência de Saúde que Pirapora tem conquistado e intensificado. “Não existe Sistema de Saúde pronto, todos estão em constante evolução. Costumo dizer que o Sistema de Saúde é como um mutante: dorme de um jeito e acorda de outro. Precisamos ficar de olho nas aplicações das leis, caso contrário, tudo que estamos construindo terá sido em vão”, esclareceu.

Segundo o secretário de Saúde de Pirapora, Sinvaldo Alves Pereira, o Sistema de Saúde da cidade, assim como o do Brasil, é dinâmico e desse modo, os gestores e profissionais da saúde devem ficar cada vez mais atentos à globalização da saúde pública. “Por isso nossas reuniões serão mais frequentes e a gestão mais participativa. Aos enfermeiros e agentes de saúde que estão chegando agora, podem se preparar para entender e perceber que temos obsessão pelo trabalho bem feito”, garantiu.

Ele afirmou ainda, que na próxima semana, alguns gestores da saúde de Pirapora irão conhecer a equipe do Ministério da Saúde da presidente Dilma Rousseff e que novos investimentos serão feitos a fim de fortalecer a saúde pública do município.

O Centro Viva Vida vai atender toda a microrregião de Pirapora: Ibiaí, Lassance, Ponto Chique, Buritizeiro, Várzea da Palma e Santa Fé de Minas. A inauguração está prevista para este semestre.