Pesquisa blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CIDADANIA


Prefeito Warmillon Braga busca recursos do Ministério da Integração para implantação dos Parques Fluviais na Bacia Hidrográfica do São Francisco em Pirapora
Por: Luciene Dayrell


 Na última quarta-feira (10/02), o prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga, juntamente com o deputado federal Márcio Reinaldo, esteve em Brasília-DF, em audiência com o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, onde discutiram sobre a viabilidade de implantação dos “Parques Fluviais na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”.
Segundo o prefeito Warmillon Braga, o Ministro da Integração Nacional se prontificou a dar todo apoio necessário para  implantação dos parques fluviais na Bacia do Rio São Francisco, que será de grande importância para sustentabilidade do planeta. “Todos os dados técnicos para implantação dos Parques Fluviais já foram apresentados em reunião pela arquiteta e consultora da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Virgínia Provenzano. Esses projetos visam a garantia de quantidade e qualidade da água, responsabilidade sócioambiental, revitalização da Bacia do São Francisco, que vai incrementar o Turismo e o lazer da nossa cidade”, disse.
De acordo com Maria do Socorro Magalhães, diretora de Meio Ambiente, o projeto é de grande importância para o município e já está pronto, aguardando os recursos necessários para sua implantação em Pirapora. O projeto contempla a Avenida São Francisco até o cais do Porto, com custo aproximado na ordem de R$2,5 milhões. “A Prefeitura tem tido a preocupação com a manutenção dos trabalhos desenvolvidos e com a qualidade de vida da população e preservação do meio ambiente”.
Ela afirma ainda, que a proposta do projeto contempla equipamentos de lazer, espaços contemplativos e tratamento paisagístico. Isto fará com que a população se aproxime do Rio São Francisco e passe a observá-lo de maneira mais consciente, conclui.
As discussões em torno da sustentabilidade do meio ambiente, preservação dos recursos hídricos e minimização da emissão de carbono tem assumido um caráter cada vez mais importante na concepção dos novos empreendimentos. É fundamental a conscientização da necessidade de preservação dos recursos naturais, e a eliminação de ações que possam comprometer o equilíbrio ecológico e a biodiversidade.