Pirapora está entre as quatro cidades selecionadas para o
Projeto Minas sem lixões
Por Luciene Dayrell
O prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga, se reuniu na última semana, com engenheiro Mário Saffer, Engenheiro Químico e Especialista em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, da Engebio, Melissa Kaori Izawa, Bióloga, e técnicos de Meio Ambiente da Prefeitura, para discutirem sobre o Projeto Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos. Pirapora foi uma das quatro cidades selecionadas de Minas Gerais.
As empresas Concremat Engenharia e Tecnologia S.A/Engebio Engenharia S.S Ltda. são as vencedoras da licitação do edital BID- SBQC BDMG-046/2009, do Banco de Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais S.ª - BDMG e Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e que serão as empresas consultoras que vão dar sustentação aos municípios escolhidos para elaboração do projeto “Consultoria para a melhoria da capacidade de planejamento e das práticas de gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos em um grupo selecionado de municípios de Minas Gerais”.
A Concremat e a Engebio, darão início aos trabalhos de execução dos projetos piloto junto aos municípios de pequeno e médio porte selecionados no estado de Minas Gerais: Pirapora, Diamantina, Itamarandiba e Carbonita.
Os trabalhos para o desenvolvimento dos projetos piloto resultando em Planos Municipais de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos – PGIRSU serão elaborados a partir do “Manual de orientações para planejamento estratégico em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos”.
Segundo o prefeito Warmillon Braga, pelo fato de Pirapora estar entre as quatro cidades escolhidas para participar do Projeto, demonstra que a cidade está no caminho certo. “A Prefeitura desenvolve vários projetos em defesa ambiental do município. Pirapora será uma referência em toda região norte-mineira”, afirmou.
Para Maria do Socorro Magalhães, diretora de Meio Ambiente, que compõe a equipe responsável pela elaboração do Plano Municipal, o prazo para elaboração do projeto é de três meses, mas como Pirapora já está em um estágio avançado por possuir a coleta seletiva, a organização dos catadores – Cooprarte, que segundo ela, são interfaces desse plano - o tempo estipulado deverá ser mais curto.